Ferramenta começou a ser construída por alunos da Unifap no sábado (4).
Previsão é de que o aplicativo comece a funcionar no 2º semestre de 2017.
Um aplicativo vai ajudar a identificar problemas nos bairros de Macapá. Com informações repassadas pelos próprios moradores, a ferramenta deve diagnosticar a infraestrutura de cada comunidade. Profissionais da tecnologia e acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) participaram de uma competição no sábado (4) para começar a produzir o sistema.
Ferramenta vai usar sistema de GPS.
O projeto, chamado de “Hiperlocal Lupa NH”, é coordenado pelo professor Walter Lima Júnior. O primeiro bairro que começará a ser trabalhado será o Novo Horizonte, na Zona Norte.
“Onde a população possa se envolver com esse aplicativo e inserir dados da estrutura do bairro, como asfalto, iluminação, saneamento básico, coleta de lixo, transporte. Então, através desse aplicativo geolocalizado, a gente vai poder mapear qual a real situação de infraestrutura do bairro Novo Horizonte”, reforçou o professor.
Após a construção do aplicativo, a ideia é de que a própria comunidade abasteça a ferramenta com informações. Eles vão baixar o aplicativo, e, com a ajuda de um Sistema de Posicionamento Global, ou seja, de um GPS, vão enviar informações sobre uma determinada rua, usando fotos e vídeos. Esse material ficará disponível para conhecimento de órgãos competentes.
Participam da construção do aplicativo alunos dos cursos de jornalismo e ciência da computação da Unifap. O aplicativo vai ser de uso público e deverá ajudar na construção de políticas públicas para cada bairro. A ferramenta será produzida para sistema android e a previsão é de que seja concluída e esteja disponível para uso no segundo semestre de 2017.
“Acredito que o mais interessante desse aplicativo é trabalhar em parceria com a comunidade, porque ele vai ser abastecido pela própria comunidade do bairro Novo Horizonte que vai nos fornecer dados e vamos poder ter uma noção de tudo o que acontece no bairro”, comentou o acadêmico de jornalismo Christopher Ferreira.
Por Fabiana Figueiredo
Tem alguma notícia para compartilhar? Um negócio para anunciar? Me contate pela caixa de mensagem na parte inferior da página ou mande um email para sauloccampos97@gmail.com.
0 comentários:
Postar um comentário