Mantenedor informa que avaliação é de 2015, não condizendo com o atual desempenho do educandário.
O mantenedor do Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior (Immes), Promotor Moisés Rivaldo, esclarece que a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) atribuída à instituição, publicada recentemente, é relativa ao ano de 2015, não condizendo com o atual desempenho do educandário.
Promotor Moisés também esclarece que a nota diz respeito apenas ao Curso de Psicologia, cujos alunos escolhidos em sorteio pelo Ministério da Educação (MEC) foram bem avaliados, mas tiveram os números rebaixados em razão de outros insumos que entram na avaliação do órgão, a exemplo de estrutura física e corpo docente.
O titular do IMMES informou que ainda não saiu a nota do Enade relativa a 2016, o que deverá ocorrer apenas em agosto. É essa nota que compõe os insumos de avaliação para a nota final do Índice Geral de Cursos (IGC) do ano passado.
Promotor Moisés também explica que o Enade é a prova que os alunos fazem para avaliação de seus desempenhos, mas não todos eles, nem de todos os cursos. Cabe ao MEC divulgar os cursos avaliados a cada ano, dentro dos eixos de engenharias, humanas e saúde.
No ano passado, por exemplo, os cursos avaliados foram os de Odontologia, Farmácia e Serviço Social, enquanto que em 2015 a avaliação foi apenas de Psicologia. Neste ano de 2017 serão avaliadas as licenciaturas em Ciências Exatas, Fisioterapia e Nutrição, com prova em novembro.
Promotor Moisés informa que as instituições de ensino superior do país vêm cobrando do MEC a colocação das avaliações do Enade no curriculum dos alunos prestadores do exame, para fazer com que eles se esforcem para tirar boas notas, assim não prejudicando os educandários.
Há ainda o esclarecimento de que a IES cadastra todos os alunos que serão avaliados e o MEC dispensa os ingressantes. Os demais devem ter cumprido 75% do curso e que não colarão grau até agosto do ano da realização do Enade.
0 comentários:
Postar um comentário