No Brasil o humor com certeza é algo notável, porém muitas vezes se torna abusivo e ignorante. Acabam passando dos limites em algo realmente sério e que está tirando a vida de muitos adolescentes.
O jogo “Blue Whale” é conhecido como um jogo suicida e tem causado muita repercussão nas últimas semanas.
Tudo começou depois que a polícia da Europa descobriu ligações entre os casos de suicídios entre os adolescentes, que acabaram deixando algumas pistas.
A frase Blue Whale (Baleia Azul), é um termo tão inocente mas tem tirado o sono de muitos pais que não conseguiram descobrir a tempo que seus filhos faziam parte da “brincadeira” demoníaca.
O jogo é um caminho sem volta, para participar, a pessoa precisa receber um convite e caso recuse prosseguir nas etapas, se inicia uma série de ameaças a família e círculo de amizade do(a) jogador(a).
De alguma forma, o administrador rastreia o jogador e investiga toda sua vida, que para provar que seu poder de coletar informações pessoais é realmente preciso, o curador (nome dado ao instrutor dos desafios) envia essas informações ao jogador usando desse artifício uma forma de intimidar a vítima.
Imagine você, com 12, 13 anos, recebendo ameaças contra sua família nas redes sociais, não podendo contar nada o que está acontecendo ou caso contrário você será perseguido, o que você faria?
Uma pessoa desconhecida com inúmeras informações, como: endereço, colegas da escola, ambientes que convive, quantas faltas teve no colégio, quais sites navega na internet, entre outras, tais informações que só quem poderia ter acesso a seriam seus responsáveis. O que você faria?
Sendo obrigado a cumprir desafios como se torturar e ouvir músicas depressivas. Com 13 anos, você já teria um caráter bem formado ao ponto de negar e simplesmente agir como se fosse algo comum? O que você faria?
Depressão não é frescura, suicídio não é para quem não consegue encarar os "problemas da vida", não é para fracos, é um pedido de socorro não ouvido, uma ação não percebida.
A psicóloga Stéphanie Sabarense, especialista em depressão e suicídio de adolescentes, diz que é muito importante que os pais tenham sempre controle do que seus filhos fazem na internet. Também é essencial prestar atenção ao comportamento e aos hábitos do adolescente.
Cuidado com o que você trata como piada, pois depressão (que é sim uma doença, logo, tem tratamento), ausência dos pais, entre outros motivos, não deveriam ser o motivos de suas gargalhadas. Antes de qualquer “piadinha”, conheça sobre o assunto, porque alguém próximo de você pode estar precisando de ajuda sem você saber.
Conheça os 50 desafios do Jogo Baleia Azul – (traduzidos)
1 - Com uma navalha, escreva a sigla “F57” na palma da mão e em seguida enviar uma foto para o curador.
2 - Assista filmes de terror e psicodélicos às 4:20 da manhã, mas não pode ser qualquer filme, o curador indicará, lembrando que ele fará perguntas sobre as cenas, pois ele quer saber se você realmente assistiu.
3 - Corte seu braço com uma lâmina, “3 cortes grandes” mas é preciso ser sobre as veias e o corte não precisa ser muito profundo, envie a foto para o curador, e seguirá para o próximo nível.
4 - Desenhe uma baleia azul com uma faca ou navalha em alguma parte do seu corpo e enviar a foto para o curador.
5 - Se você está pronto para se tornar uma baleia escreva “SIM” em sua perna. Se não, corte-se muitas vezes “Castigue-se”.
6 - Tarefa em código.
7- Escreva “F40” em sua mão, envie uma foto ao curador.
8 - Em sua rede social, escreva “#I_am_whale” no seu status do VKontakte(Rede Social Russa) ou no Facebook. O texto significa “Eu sou uma Baleia”.
9 - Ele te dará uma missão baseada no seu maior medo, ele quer fazer você superar esse medo.
10 - Acorde as 4:20 da manhã e suba em um telhado, quanto mais alto melhor.
11 - Desenhe uma foto de uma baleia azul na mão com uma navalha e enviar a foto para o curador.
12 - Assista filmes de terror e psicodélicos, todas as tardes.
13 - Ouça as músicas que os “curadores” te enviarem.
14 - Corte seu lábio.
15 - Fure sua mão com uma agulha muitas vezes.
16 - Faça algo doloroso, “machuque-se”, fique doente.
17 - Procure o telhado mais alto, e fique na borda por algum tempo.
18 - Suba em uma ponte e sente-se na borda por algum tempo.
19 - Suba em um guindaste ou pelo menos tente.
20 - No próximo passo o curador irá verificar se você é de confiança.
21 - Encontre outra baleia azul, “outro participante”, o curador te indicará.
22 - Pendure-se novamente em um telhado alto, e apoie-se na borda com as pernas penduradas.
23 - Outra tarefa em código.
24 - Tarefa secreta.
25 - Reunião com uma baleia azul que o curador indicará.
26 - O curador indicará a data da sua morte, e você aceitará.
27 - Acorde as 4:20 e vá a uma estrada de ferro.
28 - Não fale com ninguém o dia todo.
29 - Fazer um voto de que você é realmente uma Baleia Azul.
30 a 49. Todos os dias, você deve acordar às 4:20 da manhã, assistir a vídeos de terror, ouvir música que “eles” lhe enviam, fazer 1 corte em seu corpo por dia, falar “com uma baleia”. Durante o intervalo dos desafios entre 30 e 49.
50 - Tire sua própria vida.
Por Saulo Campos
Tem alguma notícia para compartilhar? Um negócio para anunciar? Me contate pela caixa de mensagem na parte inferior da página ou mande um email para sauloccampos97@gmail.com.
0 comentários:
Postar um comentário