segunda-feira, 13 de março de 2017

Instituto alerta consumidores sobre direitos durante blitz

Atividade educativa é em em alusão ao Dia do Consumidor.
Ação ocorreu nesta segunda-feira (13) no Centro da capital.

Uma blitz educativa realizada nesta segunda-feira (13) pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), orientou os consumidores amapaenses sobre os seus direitos e aplicabilidade da legislação. A ação ocorreu no Centro de Macapá, em alusão ao Dia do Consumidor, celebrado no dia 15 de março.

De acordo com Eduardo Colares, chefe de cartório do Procon, o objetivo é aproximar os consumidores e mostrar os serviços que são realizados pelo órgão. Ele completa que entre as principais reclamações dos atendimentos são relacionadas à bancos, empresas de telefonia e lojas.

"Este é um envolvimento educacional voltado aos consumidores, com o que eles devem fazer para valer seus direitos. Nós devemos conscientizar o consumidor amapaense, que muitas vezes, por falta de conhecimento, deixa de buscar os seus direitos", explicou.

Além da blitz, o instituto preparou atividades educativas até a sexta-feira (17), com ações em praças, shoppings e atividades esportivas na cidade, com o propósito de conscientizar sobre o consumo consciente.
Uma van estruturada será inaugurada para atendimento itinerante na cidade. Para ser atendido, o interessado deve apresentar documentos pessoais e comprovantes referentes ao tipo de demanda, como nota fiscal, contrato de compra e venda, contrato de serviços ou de aluguel, dentre outros que possam auxiliar no encaminhamento para a solução do problema.

A funcionária pública Rosana Matos, de 43 anos, disse que o atendimento tirou diversas dúvidas que ela tinha sobre direitos do consumidor.

"Muitas vezes somos prejudicados em estabelecimentos porque não temos conhecimento de nossos próprios direitos. Essa ação serviu como um alerta para mim", disse.
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