Diretoria da CEA promete que problema será resolvido no prazo de 24 horas.
A comunidade de Igarapé de Lago, no município de Santana, que faz parte da Região Metropolitana juntamente com Macapá e Mazagão, está sem energia elétrica há quase um mês. Uma moradora do lugar, que se identificou como Mira, reclamou dos prejuízos que a população vem sofrendo: “Essas interrupções não são contínuas, às vezes fica uma semana sem energia, mas depois de restabelecida só dura um, dois dias. Enquanto isso os prejuízos acumulam; eu, por exemplo, sou vendedora de choop (dindim) e não consegui mais trabalhar, porque quando dá tempo de descongelar, logo depois descongela tudo; e isso sem falar nos alimentos que estragam na geladeira”.
A ouvinte reclamou, também, do que chamou de descaso da CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá): “Nós telefonamos todos os dias para a CEA, mas lá eles mentem pra nós, dizendo que o problema já está sendo resolvido, que já tem uma equipe trabalhando, mas os dias passam e nada é resolvido, isso quando eles não desligam o telefone na cara da gente; como estamos apelando para o programa, porque a situação está insustentável”.
Integrante da bancada, o jornalista e radialista Paulo ‘Paulão’ Silva denunciou o que atribuiu de “péssimos serviços” prestados pelas empresas terceirizadas da Companhia: “A CEA precisa ser mais dura com empresas terceirizadas; quando é para cortar energia eles agem com rapidez, mas para religar e corrigir problemas eles mentem mesmo; isso já aconteceu comigo, e eu eu não tivesse entrado em contato diretamente com a direção da empresa eu estaria até hoje sem energia, tanto que eles (funcionários de uma empresa terceirizada) mentiram até mesmo para o diretor técnico, afirmando que o problema já tinha sido resolvido, e não havia sido até então”.
Acionado por telefone, o diretor de planejamento da CEA, Rodolfo Torres, que está acumulando o cargo de diretor técnico explicou que a falta de manutenção, por décadas, do Alimentador ‘Maruanum’, aliada um acidente num equipamento do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura) acabou causando um colapso no fornecimento de energia elétrica para a região.
“Na realidade aquela região é atendida pelo Alimentador ‘Maruanum’, que realmente passa por Sérgio problemas por causa da falta de manutenção há mais de uma década; há 15 dias estamos tentando dar solução, já colocamos uma equipe permanente no local desde a última sexta-feira; nesse fim de semana a situação foi agravada por causa de um acidente com um equipamento do Dnit, que faz manutenção na rodovia, mas já estamos fazendo as tratativas para ser corrigido, e já nos adiantamos para substituir o poste, que foi destruído, e refazer a rede; estamos monitorando o Alimentador, fazendo os ajustes necessários e até amanhã (terça-feira), a energia elétrica vai ser restabelecida naquela região”, prometeu.
TRABALHO PREVENTIVO
Também por telefone, a deputada estadual Cristina Almeida (PSB) revelou que esteve recentemente com o presidente da CEA e manifestou sua preocupação com a falta de acesso da população ao planejamento da CEA no que diz respeito à manutenção da rede de energia elétrica.
“O que vemos é uma repetição da frase de que estamos há décadas sem manutenção na rede de distribuição; eu já estive com o presidente da CEA e mostrei a ele a necessidade da direção da companhia viabilizar o acesso da população ao planejamento quanto ao cronograma de manutenção da rede; no caso de Igarapé do Lago eu levei a ele a reivindicação da comunidade; levei a ele não só a demanda para as casas do programa Minha Casa Minha Vida, porque em várias comunidades as casas estão prontas, mas Caixa Econômica (CEF) não autoriza a inauguração e consequente entrega por falta de água e luz. Esse ramal que dá problema é o que liga o Torrão do Matapí ao Igarapé do Lago; o problema é que eles deixam acontecer a pane pra depois resolve, o que torna o conserto mais agora; o que está acontecendo naquela região acontece a pouco tempo com o Distrito de Mazagão Velho; eles (a CEA) têm é que informar de forma transparente à população sobre o que vai ser feito, e dando prioridade para um trabalho preventivo”, sugeriu.
Tem alguma notícia para compartilhar? Um negócio para anunciar? Me contate pela caixa de mensagem na parte inferior da página ou mande um email para sauloccampos97@gmail.com.
0 comentários:
Postar um comentário